Publicado em : 14/05/2014
Você sabia que a dermatologia é a especialidade médica que cuida não só da pele, mas também dos cabelos e unhas? Segundo o dermatologista Rodrigo Motta, do Hospital e Maternidade São Cristóvão, as principais queixas dos pacientes são queda de cabelos, manchas na pele, micoses, sardas, verrugas, rugas e suspeita de câncer de pele.
Na primeira consulta, o médico orienta “não comparecer usando bases e esmaltes, maquiagem, de cabelo molhado e roupas que sejam difíceis de despir”. O segundo passo é não esquecer de levar exames anteriores e o nome dos medicamentos em uso.
Não omita informações, fale ao seu médico tudo que possa ser relevante, por exemplo: uso de anticoncepcional, amamentação, gravidez, uso de drogas, anabolizantes, casos de câncer de pele na família etc.
Outra dica do especialista é ter calma e disciplina para seguir o tratamento.
A rotina de tratamentos dermatológicos exige disciplina, e muitas vezes além de tempo, exigem uma dedicação financeira. O ideal é começar aos poucos e ir se adaptando as rotinas de tratamentos dermatológicos para que não seja um ritual caro, cansativo e difícil de ser realizado.
Após análise detalhada, o dermatologista pode solicitar a realização de exames complementares como o de sangue, micológico direto, cultura de fungos e biópsias de pele.
Fique sempre atento às pintas e sinais na pele que apareçam rapidamente, apresentem sangramento, que mudem de cor, não cicatrizem, irregulares ou muito grandes. Podem ser sugestivos de câncer de pele e precisam ser avaliados.
Fonte: http://noticias.r7.com/saude/sabe-qual-o-momento-certo-para-marcar-a-1-consulta-com-o-dermatologista-14052014